quinta-feira, 30 de abril de 2009

Mora Mousse



Perdoem-me a minha ignorância, mas esta eu não sabia mesmo!

Como no último post falei de bifanas, achei que deviamos continuar com elas. E vocês perguntam: - Mas o que é que as bifanas têm a haver com o assunto? - Já lá vamos...
Desta vez, a aventura deu-se para terras alentejanas, mais propriamente em Mora.
Ora, Mora é uma terra fantástica! Tem um fluviário magnífico, parques de merendas, casas pintadas com cal e... Mousse!!!
Pois é, para quem não sabe, a famosa iguaria feita de chocolate e estatisticamente declarada como sobremesa favorita dos tugas, foi inventada em MORA!!!


Acreditem, podem deitar por água abaixo as vossas crenças que teria sido um qualquer povo gaulês a inventar a mousse só porque a palavra faz logo lembrar homens de bigode e boina a tocar acordeão e a comer baguetes!

Como é que eu soube? Mais uma vez os três estarolas, foram à procura de um local para comer bifanas. Após muita procura, lá encontramos o restaurante "O Afonso". Entramos pelo estabelecimento a dentro com ar de turistas lisboetas e logo se instaurou uma nuvem negra com chuvas ácidas em cima das cabecinhas dos alentejanos. O caldo estava entornado...

O empregado ou chefe, nem sequer se dava ao trabalho de se deslocar à mesa para nos atender e muito menos para trazer a nossa comida. Limitava-se simplesmente a colocar os pedidos em cima do balcão para nos fazer levantar... Imagino o que puseram dentro das bifanas! Fosse o que fosse, foram as melhores bifanas que comemos até hoje!

Mas como o nosso turismo é sempre gastronómico, ainda me atrevi a ir ao balcão.

Assim que o senhor balconista me viu chegar perto, o olhar dele até deitava faíscas. Acho que se me chegasse muito perto dele até chamuscava!

Mesmo assim perguntei: - De todos estes doces, qual é o mais regional e típico de Mora?
Ao que ele respondeu: - MOUSSE DE CHOCOLATE!

A partir desse dia, nunca mais pedimos mousse, mas sim Mora Mousse!


1 comentário: